BEYOND IPANEMA - Ondas Brasileiras Na Música Global

(US/Brasil, 2009 - Documentário Longa Metragem, 89 min)

Criado por Guto Barra e Béco Dranoff, BEYOND IPANEMA - Ondas Brasileiras Na Música Global é um documentário sobre o ciclo de redescobrimento da música brasileira no mercado internacional. Por meio de entrevistas com David Byrne, Gilberto Gil, Devendra Banhart, M.I.A., Mutantes, Caetano Veloso, Tom Zé, Seu Jorge, Bebel Gilberto, Milton Nascimento, Thievery Corporation, Otto, Diplo e outros, o filme analisa a experiência musical brasileira fora do país. O filme estreou no MoMA, em Nova York, em 2009, e ganhou prêmios de melhor filme no Festival Brasileiro de Vancouver e de Miami.

Trailer

Assista o trailer original do filme "Beyond Ipanema - Ondas Brasileiras Na Música Global", exibido em mais de 50 festivais em 30 países em 2009 e 2010. O filme inclui entrevistas e performances com nomes como David Byrne, Caetano Veloso, M.I.A., Devendra Banhart, Os Mutantes e muitos outros.

Para o “Hollywood Reporter”, o filme é um “olhar vibrante e cheio de estilo sobre a recepção que a música brasileira tem nos EUA. O influente site Huffington Post, considerou o filme “uma brilhante investigação sobre a experiência da música brasileira no mundo”.

Conheça a história da produção do documentário "Beyond Ipanema - Ondas Brasileiras Na Música Global" nesta entrevista com os criadores do filme, Guto Barra e Béco Dranoff, gravada dias antes da estreia mundial no Museu de Arte Moderna de Nova York, em 2009. (Produzido por MadToy)​